O Excel dispõe de tantas funções e ferramentas que muitas ações podem passar por despercebido por nós. Com o passar do tempo e a utilização do programa, vamos percebendo que existem muitas funcionalidades escondidas. Pequenos detalhes muitas vezes podem facilitar, e muito, nossas tarefas, pois evitam trabalhos e dores de cabeça desnecessárias.

Veja abaixo uma relação com 5 super curiosidades presentes no Excel que poderão melhorar o nosso relacionamento com esta excelente ferramenta de edição e criação de planilhas.

  1. Inserindo a data de hoje

Muitas vezes deve-se recorrer ao calendário do computador para conferir a data, ou até procurar uma função que a remeta, porém, existe um atalho, muito prático por sinal, que é responsável por retornar a data atual em qualquer célula. Para que esta façanha seja possível, basta pressionar as teclas CTRL + ; simultaneamente.

  1. Soluções de Planilhas

Há casos em que o usuário, ao ter que montar uma planilha de relatório de vendas ou despesas, criar um cartão de ponto, por exemplo, apele para a ponta do lápis por achar que esta tarefa irá demorar muito para ser exercida com o uso do  Excel, achando que terás de editar todas as informações  manualmente. O que muitos não sabem é que o software disponibiliza algumas soluções, modelos já prontos, bastando somente preenchê-los. Portanto, basta o usuário clicar com o botão direito sobre a aba onde estão as planilhas optando por Inserir... e após em Soluções da Planilha. Apresentar-se-á modelos de documentos que podem ser utilizados, além da busca por mais destes na internet.

  1. Troca de Planilhas

Quando se tem uma extensa quantia de dados a distribuir em tabelas diferentes, a única solução acaba sendo a criação de várias planilhas. A movimentação e troca de visualização de uma planilha para outra, nestes casos, pode ser realizada através de um simples atalho, retornando praticidade e rapidez ao usuário. Para realizar esta movimentação, necessita-se somente pressionar as teclas CTRL + PageUp ou CTRL + PageDown.

  1. Nome Proibido

Você sabia que o Excel possui um nome restrito e que não permite colocá-lo como nomenclatura de uma planilha? Pois é, estamos falando do nome "Histórico", que é reservado para uma planilha interna, utilizada para registrar as alterações realizadas em outras planilhas. Perceba, portanto, que ao ir em ir Renomear, através do clique com o botão direito do mouse sobre a aba de alguma planilha, e digitar o nome Histórico, o software irá lhe retornar uma mensagem de erro e restrição.

  1. Encontrar células rapidamente

A combinação A1, A2, C11, isto é, os endereços onde os dados estão dispostos, podem ser modificados para facilitar o seu acesso posterior através do atalho F5, ao qual possibilita digitar o endereço/nome da célula buscada. Para realizar esta troca de nomenclatura, basta clicar na célula que se queira nomear e localizar, no canto superior esquerdo da tabela, o campo onde contém o endereço daquela célula, clicando duas vezes sobre o mesmo e alterando-o. Após, toda vez que fores buscar por alguma célula em específico, pressionando F5, basta digitar o nome requerido, confirmar e será direcionado ao local.

Agora, com o uso destas funcionalidades e praticidades, você poderá aperfeiçoar suas tabelas e torná-las mais acessíveis. Além disso, acabará por ganhar tempo na execução de suas tarefas e ações no Excel.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.