Quantas vezes desejou obter um número aleatório sem ter que escolhê-lo mentalmente, e ainda este ser trocado toda vez que a planilha for aberta? O Excel possui duas funções destinadas para este fim: uma onde se obterá um valor aleatório entre 0 e 1, e outra onde poderás escolher um intervalo determinado de números em que se quer retirar um ao acaso.
Esta função é usada quando se deseja obter um valor aleatório entre 0 e 1, retornando um número distinto cada vez que a planilha for acessada. Para fazer isto, basta seleciona a célula onde queira que o valor seja dado e aplicar a função =ALEATÓRIO() , sem argumento algum dentro dos parênteses; e dar um ENTER.
Obterás, assim, um número aleatório qualquer com seis casa decimais que podem ser aumentadas ou diminuídas através do menu da aba Ínicio de ferramentas.
=AleatórioEntre
Esta função, por sua vez, disponibiliza optar por um intervalo numérico onde se quer que o número aleatório seja retirado. Igualmente à função anterior, esta também modifica o valor aleatório toda vez que a planilha for acessada. Para que possamos realizar esta tarefa, suponha que você tem uma série de valores numéricos correspondentes a um sorteio que será feito e, em uma célula ao lado desta relação, deseja-se obter um número, dentre aqueles mencionados, para que seja sorteado de forma aleatória. Então, proceda da seguinte maneira:
1. Disponha os valores numéricos referentes ao sorteio e reserve uma célula ao lado para o resultado.
2. Na célula responsável pelo resultado, iremos aplica a função =ALEATÓRIOENTRE(inferior; superior), onde devemos selecionar os valores inicial e final do sorteio, portanto, aplique =ALEATÓRIOENTRE(A2;A26) e dê um ENTER, obtendo o resultado.
Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.
Adora ler livros, apaixonado por números e cálculos, cursa Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Redige tutoriais e artigos sobre Excel no site: www.aprenderexcel.com.br.
Aprenda a linkar várias informações ao seu projeto mesmo que elas estejam distribuídas em outras planilhas, na rede, em arquivos no seu computador, no servidor, na internet, etc.
Aprenda, com esse recurso, a rever, passo a passo, todas as etapas de um cálculo, podendo usar esta ferramenta, inclusive, para rastrear os erros da operação.